Siga-nos:

logo-dlav

Dicas

post 1

Compartilhe:

6 Dicas para conservar seus calçados

1. Antes de guardar, limpe:
Dependendo do tipo de sujeira, ela pode impregnar no calçado. Para isso, uma flanela levemente umedecida ou uma escova de cerdas macias podem ser suficientes. Não se esqueça também de ter um cuidado com a parte interna do calçado. O suor da pele ou os produtos de higiene pessoal, podem deixar resíduos que com o passar do tempo podem causar manchas e mal cheiro.

 

2. Evite mau cheiro:
Na maior parte das vezes, é ocasionado pelo armazenamento do item enquanto ainda está úmido. Então, a dica nesse caso é garantir que o calçado esteja completamente seco ao guardar. Para fazer isso, é possível utilizar saquinhos de pano recheados com substâncias que retêm a umidade. Para evitar mofo, a dica é a mesma: evite ao máximo a umidade. Neste caso, também é possível, periodicamente, colocar o sapato para secar à sombra por algumas horas antes de guardá-lo.

 

3. Deixe de lado a naftalina:
Algumas pessoas ainda possuem o hábito – nada recomendado – de utilizar naftalina no armazenamento de calçados. Além de altamente tóxicas, a naftalina pode impregnar o calçado com o seu cheiro forte e característico. Então, se a sua preocupação são as traças, dê preferência para as bolas ou racks de cedro na hora de guardar os sapatos. Elas repelem os insetos e deixam um cheirinho bom.

 

4. Nada de empilhar ou dobrar:
Um dos maiores inimigos dos calçados, principalmente daqueles feitos em couro, é o descuido na hora da armazenagem. Isso porque dobras ou vincos neste material podem se tornar permanentes no longo prazo. Sendo assim, a dica é nunca empilhar ou dobrar os calçados. No caso dos coturnos e outras botas de cano alto, o cuidado precisa ser redobrado para que o cano delas não dobre. Já o hábito de deixá-las deitadas pode fazer com que o couro “cole” na madeira e fique danificado. A dica, então é: guarde-as sempre de pé no armário. Para isso use jornais, revistas enroladas para preenchê-las ou até uma garrafa pet pequena dentro do cano.

 

5. Observe o material:
Antes o material predominante na fabricação de calçados era o couro. Hoje, é possível encontrar sapatos produzidos com materiais sintéticos. Diante dessa variedade, multiplicam-se também as formas de preservar o produto. Os calçados de couro devem ter o pó retirado com um pano macio e seco. Periodicamente, engraxe-os para impedir que fiquem ressecados. Os sapatos de verniz precisam ser limpos com pano úmido ou escovas macias. Os pares feitos em camurça exigem limpeza com produtos apropriados para o material. Já no caso de sapatos de plástico, a dica é lavá-los com água fria e sabão neutro.

 

6. Aposte nas caixas e sacos respiráveis:
Você gosta de armazenar os sapatos em caixas e sacos? Saiba que esta pode ser sim uma boa estratégia! Entretanto, tome alguns cuidados. As caixas e sacos precisam ser respiráveis. O plástico nunca é aconselhável. Se for optar pelas caixa de papelão, então faça alguns furos nela e tome cuidado com as traças. Outra opção é colocar os pares dentro de sacos de flanela ou de TNT.

 

 

FONTE: https://blog.usaflex.com.br/6-dicas-para-guardar-seus-calcados-e-fazer-com-que-durem-muito-mais/

Dicas relacionados

plugins premium WordPress